sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Blogues e suas utilizações educativas


Segundo Gomes (2005), weblog ou blog são termos com os quais nos encontramos familiarizados na presença do ciberespaço. Estes são designados como (…) uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” (Gomes, 2005, p. 311). Esta autora considera, ainda, que tem sido cada vez mais complicado de se chegar a um consenso acerca da definição de blogue, pois é um conceito em permanente expansão.

Vivenciando uma era da tecnologia, em constante evolução, verifica-se cada vez mais a utilização de ferramentas WEB, nomeadamente, dos blogues. Gomes, refere a importância deste recurso no ensino. Esta ideia é também partilhada por Coutinho e Junior (2007), em Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. A ideia consiste na implementação de recursos pedagógicos e estratégias educativas através dos blogues, nos quais se constroem espaços de comunicação constante e fidedigna entre professores e alunos (Clara Pereira Coutinho, 2007). Deste modo, podemos encontrar disponibilizadas as seguintes utilizações pedagógicas: portfólio digital, espaço de intercâmbio e colaboração, espaço de debate (role playing), e ainda, um espaço de integração (Clara Pereira Coutinho, 2007, p. 200). Os blogues podem, ainda, ser dinamizados por professores ou alunos individuais, de autoria coletiva, blogs focalizados em temáticas de disciplinas específicas e de dimensão transdisciplinar. (Gomes, 2005, p. 311)

Referências Bibliográficas

Clara Pereira Coutinho, J. B. (2007). Repositório da Universidade do Minho. Obtido de Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7358

Gomes, M. J. (2005). Repositório do Minho. Obtido de Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4499

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    o texto está com boa qualidade mas as referências bibliográficas não estão certas. Podiam ter-se organizado pelo campo citação do próprio repositório.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar